VOLTAR A CORRER DEPOIS DO VERãO

Voltar a correr depois das férias de verão nem sempre é fácil.

Finalmente, teve aquele descanso tão merecido… uma, duas ou três semanas de descanso não fazem mal nenhum: pelo contrário, arejar a cabeça e o corpo é fundamental.

No entanto, já se sabe que setembro é o verdadeiro “primeiro mês do ano”. É altura de começar de novo, estabelecendo novos objetivos e voltando ao trabalho. Mas isto nem sempre acontece assim tão naturalmente.

A preguiça, às vezes, é mais forte. Devemos ter em conta que somos animais, e, por isso, comportamo-nos como tal. O mais natural é descansar, porque o nosso corpo tem de se “salvaguardar” a si mesmo.

Em poucas palavras, o nosso corpo não sabe que podemos ir ao supermercado quando queremos comprar comida. Pensa que temos que a conseguir e sabe que não é fácil, e, por isso, envia mensagens ao nosso corpo para nos dizer “descansa no sofá, não te esforces, se não vais consumir demasiada energia e depois vai ser um desastre para encontrar comida.” É por esta razão que somos sedentários.

Portanto, devemos armar-nos com força de vontade e obrigar-nos a sair, para começar a correr outra vez. Aqui tem alguns conselhos para voltar à atividade física.

A CABEÇA

Sentimo-nos preguiçosos e desanimados, e até um pouco gordinhos. Mas isso não é problema. O primeiro passo é tentar não dar hipótese à nossa mente de se apoderar de nós. Conte até 3 e ponha-se a correr.

UM POUCO DE CADA VEZ

Comece do zero, como se nunca tivesse corrido. Comece com 15 minutos, para não esforçar demasiado o corpo. Voltará a casa com um sorriso na cara, por saber que fez esses 15 minutos sem problemas… e terá mais confiança para os próximos treinos.

MÚSCULOS

Para voltar a correr corretamente, também precisa de fortalecer as costas, os braços e os músculos abdominais. Durante o verão, deixou de correr, mas as outras partes do corpo também descansaram. Se fizer algum exercício de músculos nos dias em que não corre, o seu corpo vai-lhe agradecer.

ALONGAMENTOS

Nunca se esqueça da importância dos alongamentos.

Os alongamentos são uma parte muito importante de correr. Deverá fazê-los antes (dinâmicos) e imediatamente depois do treino (estáticos). Dedicar alguns minutos aos alongamentos musculares faz-nos sentir melhor tanto física como mentalmente, e, sobretudo, ajuda a evitar lesões.

NUTRIÇÃO

A nutrição também é essencial para voltar a correr.

Voltar a ter uma dieta equilibrada depois dos excessos do verão é muito importante. Além disso, é essencial beber muita água. Lembre-se que setembro continua a ser um mês de calor, não deixe de se hidratar adequadamente.

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