Testámos Suunto 9, o relógio ideal para os mais ambiciosos

Testámos o relógio Suunto 9 com pulsómetro

O novo modelo da Suunto já chegou… e não perdemos tempo em testá-lo!

Quando praticamos o nosso desporto preferido, é importante poder analisar os resultados, para estabelecer novos objetivos. Este dispositivo será o seu maior aliado para fixar um objetivo e alcançá-lo, com um seguimento da sua evolução pessoal. Permitir-lhe-á analisá-la e descobrir que os seus limites estão mais longe que aquilo que pensava.

Dedicámos uma semana a experimentar, analisar e descobrir todos os dados e funções deste relógio. Comprovámos que as 120 horas de autonomia com GPS não são um mito, e o mesmo se aplica à resistência do cristal de safira em condições duras. Além disso, a variedade de funcionalidades de exercício (mais de 80!) torna-o perfeito para qualquer amante de desporto. Mas não nos adiantemos muito, vamos passo a passo.

Bateria inteligente

Uma das principais novidades é que o Suunto 9 dispõe de 3 modos de bateria, para não nos deixar pendurados a meio do caminho, sem perder a função GPS. Estes são rendimento, resistência e ultra. E, como se isto não fosse suficiente, permite criar um modo de bateria personalizado, para se adaptar às nossas necessidades. Quando começamos o exercício, informa-nos sobre quanto tempo durará a bateria no modo em que o temos, e permite-nos modifica-lo, clicando no botão superior direito.

Cabe também destacar que, durante todo o treino, mostra no ecrã o cálculo da autonomia, permitindo mudar de modo a qualquer momento. E, como se não fosse suficiente, quando deteta um nível baixo de bateria a meio do percurso, sugere automaticamente que troquemos de modo. Não é um espetáculo?

Para além disso, e muito importante, não perdemos precisão sobre os dados, graças ao Suunto FusedTrack, o inovador sistema da Suunto, que passamos a contar a seguir.

Suunto FusedTrack

Trata-se do algoritmo exclusivo da Suunto, que combina GPS com dados de sensor de movimento, com o objetivo de melhorar a precisão do seguimento e a distância. Isto representa uma autêntica revolução, uma vez que consegue alongar a duração da bateria, diminuindo a potência do GPS, sem perder precisão.

Queremos esclarecer que esta função é ativada em segundo plano, apenas nos modos de desporto “corrida” e “trail running”, quando o modo de bateria selecionado é o de “resistência” ou “ultra”, e quando a precisão do GPS está configurada como “boa” ou “correta”.

Suunto App

Assim que chegámos a casa, aproveitámos para descarregar a Suunto App, que nos permitiu obter todos os dados sobre a nossa rota (tempo, quilómetros, pulsações, desnível, velocidade, temperatura média, calorias queimadas, …) e o percurso sobre um mapa. Este pode-se guardar e repetir quando nos apeteça! A app permite ainda partilhar os treinos e adicionar fotos e vídeos. Está disponível na App Store e Google Play.

Se procuramos ferramentas de análise mais avançadas sobre os nossos exercícios, o Suunto 9 também é compatível com Suunto Movescount. E, por outro lado, permite ativar as notificações do telemóvel, para receber chamas e mensagens.

Grande precisão e variedade de dados

Para além de tudo o que já comentámos, o Suunto 9 tem mais funções úteis que servem para melhorar e controlar qual é a nossa rotina e como é que o nosso corpo reage aos exercícios.

Este relógio contém um pulsómetro, que permite conhecer o nosso ritmo cardíaco a qualquer momento, sem necessidade de usar uma banda no peido; algo que em percursos longos, pode ser incomodativo. Portanto, não é necessário o sensor auxiliar, embora, se procuramos precisão, também podemos escolher o relógio Suunto 9 com sensor HR.

O cristal de safira é outra qualidade deste relógio multidesportivo que não podemos esquecer. Durante a prática de exercício, podem ocorrer riscos, derrapagens e até caídas. Este vidro proporciona uma grande resistência a tudo isto, evitando possíveis riscos no ecrã tátil.

Outra vantagem a destacar é a função sleep. Dependendo do descanso, rendemos mais ou menos durante o dia-a-dia. Com a função sleep, o Suunto 9 permitiu-nos ver como, nos dias em que fizemos mais exercício, tínhamos um descanso mais constante e as horas de sono profundo eram superiores. O nosso corpo é como um círculo: se dormimos bem, rendemos mais. Se rendemos mais, dormiremos melhor. Quando configuramos o dispositivo, introduzimos as horas diárias que queremos dormir. Quando nos levantamos, indica as horas que dormimos e se chegámos ao tempo esperado ou não. Também nos indica as pulsações e as horas em de sono profundo.

Para ter controlo dos nossos movimentos ao longo do dia, indica-nos os passos e as calorias queimadas, sem necessidade de iniciar um treino. Também nos marca um objetivo e nos avisa quando os alcançamos, ao longo do dia. Os objetivos predeterminados são 10.000 passos e 500 calorias, mas podem-se adaptar em função do nosso dia-a-dia.

Indica-nos ainda a altitude e a temperatura em todos os momentos, o que é muito útil, quando mudamos de itinerário e queremos saber em que condições é que estamos a exercitar o corpo. Avisa-nos ainda sobre as condições meteorológicas, com alarmes de tempestade, nascer e pôr do sol, bem como barómetro: definitivamente, ajuda-nos a prevenir as mudanças de tempo, ideal ao praticar desporto ao ar livre.

Conclusões

Suunto 9 é um produto que integra todas as funcionalidades que podemos querer num relógio. Os dados são fiáveis e úteis, pelo que nos ajuda a analisar a nossa evolução e descobrir onde podemos melhorar. E, para além disso, está disponível em duas cores: preto e branco.

Encontre todos os dispositivos Suunto na Deporvillage!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Suunto 9
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixar um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here