Testámos o capacete ABUS GameChanger
ABUS GameChanger: o capacete aerodinâmico para ciclistas profissionais
Nos últimos dias, tivemos o prazer de experimentar o novo capacete ABUS GameChanger, um capacete para amantes de produtos aerodinâmicos. É o capacete que foi utilizado pela primeira vez pela equipa Movistar, na Milán-Sanremo de 2018. É uma boa opção, porque os capacetes aero são muito práticos, mesmo em dias de chuva, para proporcionar melhor proteção em condições climatéricas adversas. O ABUS GameChanger é a opção ideal para os ciclistas que optem por modalidades como ciclocrosse.
O capacete é muito fino e tem um design brilhante, mas, como todos os capacetes aerodinâmicos, não é um produto recomendado para descidas durante o verão. De facto, durante a Volta à Espanha 2018, Valverde utilizou o modelo Airbreaker da Abus, que estará disponível em abril de 2019. Outro modelo a destacar da mesma marca é o Aventor, também disponível em várias cores e com o design Movistar Team.
Múltiplas posições
Uma das primeiras caraterísticas é o particular design de posições múltiplas, o que quer dizer que o capacete permanece estável sobre a cabeça, independentemente da direção do vento. Esta é uma caraterística muito importante, que se subestima muitas vezes em capacetes aerodinâmicos. Infelizmente, não realizámos qualquer prova em túnel de vento, mas, ao testá-lo com vento lateral, não tivemos qualquer sensação de movimento na cabeça.
Airport
Outra caraterística deste capacete é a estrutura traseira. Como é um capacete Aero, a Abus dedicou-se a combinar as vantagens de uma estrutura com efeito Venturi, para manter os óculos na parte posterior do capacete, sem afetar negativamente a aerodinâmica da parte traseira.
Flowstraps
No que toca às alças, presenciamos outra inovação da Abus: o GameChanger vem equipado com um sistema de suporte patenteado, diferente de todos os demais. As alças não têm o sistema clássico de expansão e encaixe do ângulo da amplitude para o adaptar à cabeça e às orelhas, uma vez que este ângulo é fixo. Além disso, foi inserido um detalhe nas alças que as tornam ligeiramente arredondadas à frente. Tudo isto faz com que o capacete amortize os barulhos do ar nos ouvidos. De facto, se por um lado tivemos a sensação de menos ajuste, por outro, apreciámos uma redução da sensação de assobio.
Outros pormenores
Para um capacete aerodinâmico, tem um peso muito interessante: 270 g para o tamanho M. O ajuste da rosca traseira tem truque, o que se pode melhorar. O sistema de proteção do suor é um pouco fino e não é fácil de retirar para lavar. Por último, as combinações de cores são muito cuidadas e modernas, contando ainda com uma capa muito prática para o capacete.
Conclusões
O capacete ABUS GameChanger está disponível em 10 cores diferentes por um preço recomendado de 199€. É um capacete de alta qualidade, sem dúvida recomendado para aqueles que estão à procura de um produto aerodinâmico com inovações tangíveis, e com o qual de certeza que não passarão despercebidos.
Encontre todos os produtos da ABUS na Deporvillage.




