MTB: missão Alto Garda

Se calhar, já conhece a Riva del Garda, cidade italiana situada em Alto Grada, famosa pelo ciclismo de montanha. Conta com a maior concentração de enduro, juntamente com Nago-Torbole.  Ou, pelo menos, é o que definem os milhares de turistas alemães que visitam a costa norte do Lago de Garda durante todo o ano, em busca de umas férias realmente ativas. Nesta zona, encontramos uma variedade de percursos, de diferentes níveis e distâncias, transitáveis a qualquer altura do ano, graças ao clima ameno da zona.

Entre os trilhos mais conhecidos, encontramos a Tour do Lago de Ledro, um dos percursos mais pitorescos de Alto Garda, que segue a via de bicicleta de Ponale. Este antigo caminho foi escavado durante a segunda metade do século XIX e, a partir de 2004, transformou-se num trajeto acessível para todas as bicicletas. O percurso estende-se por aproximadamente 9,5 km e realiza-se em cerca de 3 horas, começado por Riva del Garda e seguindo a direção D01 Ledro.

Para os amantes da adrenalina, há um trail histórico que segue o caminho CAI 601: é o downhill chamado Val del Diaol. Podemos encontrar ainda o Coast Trail, conhecido como Anaconda Trail, um anel longo e emocionante que começa em Torbole, com uma descida que alterna singletracks rápidos com outros mais técnicos e lentos. E, para os ciclistas mais ambiciosos, poderá realizar a Tour del Tremalzo, uma verdadeira prova de sobrevivência e resistência.

Outro destino muito popular é Malcesine, desde onde poderá chegar a Monte Baldo, a 1800m, com um teleférico futurista. Muitos ciclistas carregam as duas rodas no teleférico, para seguir os itinerários que partem desde o mesmo. Esta zona é tão única, que é conhecida como o “Jardim da Europa”, convertendo-se na união entre o os Alpes e o Mediterrâneo. Desde o cume do Monte Baldo, pode-se apreciar uma série de trilhos intermináveis, cada um mais belo do que o anterior, onde poderá praticar desde all-mountain a XC ou até downhill. Um dos trilhos mais concorridos é aquele que cruza o Peso Campiano, um caminho que desce ao longo de uma das encostas mais selvagens e atmosféricas do Monte Baldo.

Mas o verdadeiro desafio está reservado para aqueles que decidem escalar até ao refúgio Monte Altissimo (onde poderá comer um pastel excelente) e descer pelo lendário trilho 601. Este é um itinerário para all-mountain que não é muito longo (cerca de 30 km), mas é muito desafiante; desde a escalada ao refúgio Altissimo (600 metros de altitude) até à longa, íngreme e técnica descida de 2.350 m pelo trilho 601 até Torbole.

Poderá encontrar todas as rotas neste link, com a possibilidade de também fazer o download das pistas de GPS.

Encontre todo o equipamento MTB de que precisa na Deporvillage.

Marco Trabucchi

Summary
MTB: missão Alto Garda
Article Name
MTB: missão Alto Garda
Description
Se calhar, já conhece a Riva del Garda, cidade italiana situada em Alto Grada, famosa pelo ciclismo de montanha. Conta com a maior concentração de enduro, juntamente com Nago-Torbole.
Author
Publisher Name
Deporvillage Magazine
Publisher Logo

Deixar um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here