MTB: como melhorar a técnica de pedalagem

Os ciclistas têm a transferência de potência mais uniforme de todas as modalidades, uma vez que precisam a aplicar de forma equilibrada ao longo da pedalagem, para conseguir a máxima aderência em terrenos técnicos. No entanto, para o fazer, são necessárias algumas correções que melhorarão a técnica de pedalagem e que a tornam mais eficiente. Em seguida, apresentamos-lhe alguns conselhos.

Ajustar a altura do selim e do guiador

A posição do selim de uma bicicleta é um dos principais elementos “estratégicos” que devem ser dominados pelo ciclista, especialmente aqueles que passam muitas horas na bicicleta. É o primeiro passo para “ser parte da bicicleta” de maneira eficaz e correta. A altura do selim, os pedais e a distância entre guiador e selim são parâmetros fundamentais que devem ser ajustados corretamente, para evitar posturas incorretas que possam impedir o conforto. Leia mais aqui.

Jogar com a cadência

A cadência é a frequência de pedalagem. Muitas vezes, temos tendência a aumentá-la indiscriminadamente. Os ciclistas principiantes não devem tenter pressionar demasiado a cadência, mantendo uma frequência manuseável e tentando aumentá-la aos poucos. Um bom objetivo é de 90-100 rpm em estrada, por volta de 80 rpm em MTB, melhorando a capacidade de manter o esforço durante longos períodos de tempo e longas distâncias.

Tentar pedalar com uma perna

Alguns treinadores querem que os seus atletas realizem exercícios regulares com uma perna, para que cada perna trabalhe individualmente. A ideia é centrar-se primeiro num lado e logo no outro, e depois alternar as duas na mesma sessão. À medida que se torne mais hábil, será mais fácil concentrar-se no lado esquerdo e direito ao mesmo tempo.

Empurrar e puxar

Os ciclistas devem concentrar-se em puxar (em vez de empurrar) os pedais, com um movimento semicircular. O movimento é o seguinte: o primeiro (esquerda) que empurra para abaixo, e o segundo (direita) que se detém, com uma transição contínua de um lado ao outro. Depois, repetimos no outro lado.

Reforçar o core

O core é a parte central do corpo; mantê-lo forte e estável ajuda a manter uma boa postura sobre o selim e uma marcha suave. Além disso, os músculos das pernas requerem uma pélvis e tronco fortes, para funcionar corretamente. Os treinos de agachamentos de uma só perna são muito úteis, bem como pranchas e flexões.

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