MTB: como escolher o pneu

O pneu é um dos componentes principais de uma bicicleta MTB, uma vez que o grip é capaz de influenciar significativamente a nossa condução, bem como a suavidade e a resistência de rodagem.

Para uma escolha correta do pneu, devemos ter em conta os seguintes fatores:

O grip

O grip é a capacidade do pneu para aderir ao solo e assegurar suficiente tração para a bicicleta avançar. Ter grip suficiente é essencial para superar os percursos técnicos, para enfrentar descidas com segurança ou pedalar por terrenos macios. O grip é indiretamente proporcional à suavidade, que é a capacidade do pneu deslizar no solo e dissipar o menos energia possível. Um pneu capaz de pressionar uma maior secção no solo, portanto mais deformável, produzirá mais grip e oferece maior aderência; terá ainda uma alta resistência à rodagem, que nos obrigará a dar mais força aos pedais, para continuar na pista. Por isso, quando escolhemos os pneus da nossa MTB, devemos saber qual será o nosso objetivo, quer seja para favorecer o grip ou a suavidade.

As caraterísticas do pneu que afetam o rendimento

– Composição: um pneu com um composto mais rígido deformar-se-á menos, assegurando suavidade, enquanto um mais suave permitirá uma maior aderência. Além disso, um composto mais suave é mais deformável e desgasta-se mais rápido. Geralmente, a composição do material está indicada no rebordo do pneu (ou nas páginas web dos fornecedores) e é indicada com um número seguido da letra a. O pneu mais suave está à volta de 42ª, enquanto um pneu rígido pode ir até 60-65a.

– TPI: é acrónimo de Threads per Inch, ou linhas por polegada, e indica quantos filamentos de material foram entrelaçados para criar a armação do pneu. À medida que o número de TPI aumenta, aumenta também a leveza do pneu (os filamentos pesam menos do que o caucho) mas diminui a resistência a furos.

– Secção: é a largura do pneu, geralmente expressa em polegadas. Os pneus XC são, normalmente, de 1.9”, e os de DH vão até aos 2.5”. O que é que isto nos diz? Diz-nos que quando maior é a secção do pneu, mais ampla será a impressão no solo, aumentando a resistência à rodagem, e, portanto, o grip.

– Design dos calços: por design referimo-nos à forma, padrão e altura dos caços. Os calços têm a função de se arrastar pelo solo, aderir-se ao mesmo e permitir que a bicicleta se mantenha em pé. Os calços com forma radial são concebidos para penetrar em solos suaves; quando há muita lama, o espaço entre os calços permite uma melhor evacuação da mesma, que, devido à força centrífuga, tem tendência a acumular-se na superfície do calço. As jantes com reforços baixos e grossos são concebidas para limitar a penetração no solo, dando ao calço uma maior fluidez. Andar de bicicleta em terreno rígido (mesmo sobre asfalto) é muito mais difícil com um pneu com calços pronunciados.

A escolha dos pneus em função do terreno

O solo rígido e compacto é o tipo de terreno que se encontra, normalmente, no verão: poeirento e sólido. Para ele, precisa de um pneu que proporciona suavidade, uma vez que isso nos permitirá fazer menos esforço, virar a maior velocidade e reduzir o desgaste do pneu. Usar uma borracha com aderência não faria sentido neste caso, uma vez que não precisamos de penetrar no solo.

No inverno e depois de dias de chuva, a superfície de solo é suave e escorregadia. Os pneus devem aprofundar e capturar a parte seca, e, para tal, precisa de uma borracha que proporcione boa aderência. Montar uma borracha derrapante pioraria significativamente o equilíbrio, especialmente se estamos sentados na parte traseira do selim.

Os terrenos rochosos são duros e compactos, mas as rochas também costumam ser muito escorregadias. Neste caso, é melhor usar uma borracha de alta aderência, para que se deforme mais, e amplifique a impressão, proporcionando mais fricção e, portanto, mais firmeza.

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