Finale Ligure em MTB : um destino europeu

Alguns chamam-lhe a meca europeia da bicicleta de montanha. Há algo de verdade nisso. Esta pequena localidade italiana é um destino muito apreciado pelos apaixonados pelos desportos outdoor, como trekking e escalada. Por isso, tem estado em auge nos últimos anos, especialmente entre os amantes de MTB, além de gerar um grande negócio, com viagens organizadas (com transporte e curtos incluídos) e competições de renome internacional, como a final do Enduro World Series – que, todos os anos, em outubro, reúne ciclistas vindos de todos os cantos do mundo. Tudo isto, sem esquecer a famosa 24h, competição que tem lugar em finais de maio no planalto de Manie, com caminhos pitorescos e vistas para o mar.

Com um clima ameno durante todo o ano, Finale Ligure acolhe ciclistas provenientes de toda a Europa e até de mais longe. Oferece 1.370 km de trilhos aptos para andar de bicicleta, é um verdadeiro parque de atrações em que todo a gente pode encontrar a rota ideal, dependendo das suas exigências e capacidades: tanto principiantes, como profissionais; amantes de percursos mais longos ou apaixonados por percursos únicos; aficionados de enduro ou downhill.

O interior do território de Finale Ligure inclui o planalto de Manie, onde tem lugar a competição “24h de Finale”. Há muitas rotas de XC nesta zona. Se prefere o All Mountain, há vários single tracks que descem até Varigotti e Noli; alguns deles são muito exigentes, como os famosos “DH Men” e “DH Women”.

A área de San Bernardino, no interior de Finale Marina, tem muitos caminhos de terreno irregular, com o fundo de pedra único, ideal para os amantes do ciclismo mais técnico. Os ciclistas de enduro valorizam muito os trilhos técnicos e rápidos das descidas de Feglino e Calvisio.

A descida oeste de Finale Ligure termina na colina de Caprazoppa, que esconde várias rotas de XC – AM e o Trail “Hard”, para os mais experientes. Se for até ao interior, encontrará o Colle del Melogno, cujo lado oriental, Pian dei Corsi, é um paraíso para o Freeride. Algumas rotas sobem ao longo de todo o Colle, com um desnível que supera os 1000 metros; desde o cume, pode-se voltar a descer por diferentes trails, que levam até Finalborgo ou Feglino.

Os apaixonados do Enduro podem subir a montanha, graças ao serviço de transporte de bicicletas nas rotas AM-Freeride mais icónicas: entres elas, a “H”, uma das mais famosas, rápidas e divertidas, e a “Base Nato”, fluída e com curvas inclinadas. Entrará informação útil sobre as rotas aqui. Os ciclistas de enduro e downhill podem contar com os amigos da Finale Freeride, se procuram guias para as suas excursões de bicicleta.

Encontre tudo aquilo de que precisa para a sua MTB na Deporvillage!

Summary
Finale Ligure em MTB
Article Name
Finale Ligure em MTB
Description
Finale Ligure em MTB : um destino europeu
Author
Publisher Name
Deporvillage Magazine
Publisher Logo

Deixar um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here