Como regular o desviador em MTB

Regular o desviador é uma necessidade. O segredo é seguir um método preciso, evitando muitas modificações. Em primeiro lugar, há que comprovar o alinhamento perfeito da caixa de mudanças, porque a maioria dos problemas de funcionamento de deve ao alinhamento incorreto do mesmo, que, normalmente, se move depois de uma colisão. Uma vez verificado isto, poderá proceder ao ajuste.

Regulação fim de corrida

Os registos de final de corrida são dois parafusos que intervêm nos pontos de detenção superior e inferior do desviador, para evitar que a corrente caia da cassete. Um dos parafusos ajusta o topo da extremidade inferior, isto é, o ponto de paragem do desviador no pinhão mais pequeno. O outro, regula o final superior, isto é, os pontos de detenção no pinhão maior (não agem nas relações intermédias. Aparafusar ou desenroscar o parafuso determina o ponto de paragem do desviador. Se a corrente tende a cair mais para além do último pinhão (pequeno ou grande), o registo relativo deve ser aparafusado. Se, pelo contrário, a corrente tem dificuldades para acender/apagar o pinhão, deve-se desenroscar.

O cabo

O cabo é fundamental e deve ser corretamente tensionado, para que o desviador esteja alinhado com os pinhões ou de maneira a que a alavanca de mudanças seja eficaz e precisa, tanto para subir como para descer. Há duas formas de ajustar a tensão:

– A primeira é agir sobre a posição do cabo na abraçadeira (ajuste aproximado) no desviador. O parafuso de suporte desenrosca-se, o cabo move-se, tensiona-se ou solta-se, e aperta-se novamente, bloqueando tudo.

– A segunda é agir no registo apropriado. O ajuste realiza-se com um parafuso: aparafusando o registo, é possível reduzir a extensão do cabo e a tensão. Quando a tensão é reduzida, o desviador tende a mover-se para baixo. Desaparafusar o parafuso alonga a trajetória do cabo e aumenta a tensão. Quando a tensão aumenta, o desviador tende a mover-se para cima, portanto, terá de puxar o cabo, desenroscando o registo. Se o desviador tende a descer ou subir no pinhão superior, terá de soltar o cabo e aparafusar o registo.

 

O ajuste da distância pinhão-roda dentada

Por último, mas não menos importante, o registo de deslocamento é o da distância da polia superior desde o conjunto de pinhão.

A distância tem de se ajustar sempre com o desviador no pinhão maior. O desviador deve estar o mais próximo possível dos pinhões, sem interferir nos mesmos. Nas caixas de engrenagens de 10V, a distância recomendada é de 5-6 mm; Nas caixas de engrenagens de 11V Sram, 12-16 mm.

Encontre todos os acessórios para a sua MTB na Deporvillage.

Summary
Como regular o desviador em MTB
Article Name
Como regular o desviador em MTB
Description
Regular o desviador é uma necessidade. O segredo é seguir um método preciso, evitando muitas modificações.
Author
Publisher Name
Deporvillage Magazine
Publisher Logo

Deixar um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here