Como escolher o selim da sua MTB

Muitas vezes, esta decisão não se considera tão importante como realmente é, e, erroneamente, se pensa que o selim é apenas um acessório secundário, escolhendo-o apenas pela sua estética. Ainda por cima, para a MTB, considera-se ainda menos importante do que para a bicicleta de estrada, já que se pedala de pé a maior parte do tempo. Mas, se pensa assim, está enganado! O selim é um dos cinco pontos de contacto com a bicicleta e há que saber escolhê-lo bem. Além disso, a posição na bicicleta influencia a qualidade da pedalagem, a fadiga e a postura geral do ciclista. Portanto, o selim é um acessório fundamental e há que o escolher bem.

O selim correto para cada especialidade

Há vários tipos de bicicletas no mercado: um selim para uma bicicleta de estrada é diferente de um para cicloturismo, uma atividade que requer conforto garantido durante muitas horas. Existem também selins amortecidos, com molas na parte traseira, muito pouco recomendáveis para bicicletas de montanha.

Selins antiprostáticos

São selins com uma abertura central, que suportam a tuberosidade do ísquio e evitam a pressão na zona perineal e dos testículos. São recomendados para ciclistas robustos, que transmitam muito peso ao selim, ou que tenham problemas nos órgãos genitais. Os selins com um canal central mais acentuado, normalmente, têm a mesma eficácia.

Selim largo ou estreito?

Em princípio, para melhorar o rendimento, precisamos de um selim mais esbelto, mas… será que é eficaz? Depende. Um selim demasiado largo força-nos a abrir as pernas, para evitar fricções com a ponta do mesmo, com uma pedalagem pouco eficaz e contraproducente. Pelo contrário, um modelo demasiado estreito fará com que o osso ilíaco se mova para o exterior, comprimindo o períneo e oso genitais, com incómodos e dores ainda maiores para as mulheres.

Como sei que é o selim indicado para mim?

Se após umas horas sentado, continua a notar incómodos e dores, a solução é trocar de selim. Isto acontece muitas vezes, com as bicicletas mais modernas, que têm selins baratos e demasiado duros. Neste caso, existem selins com preenchimento de gel, que se ajustam à forma do seu traseiro.

Encontre tudo o que precise para a sua MTB na Deporvillage.

Summary
Article Name
Como escolher o selim da sua MTB?
Description
Como escolher o selim da sua MTB
Author
Publisher Name
Deporvillage Magazine
Publisher Logo

Deixar um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here