Ciclismo de estrada: como escolher o selim adequado

Um dos principais pontos de contacto entre o ciclista e a bicicleta é o selim. O apoio correto dos ossos ísquios, juntamente com os pedais e a zona da palma da mão, são fatores de grande importância que se converteram no foco de estudo de importantes investigações biomecânicas.

Durante os últimos anos, o mundo do ciclismo experimentou uma revolução, tanto para homens como para mulheres. As inovações tecnológicas proporcionam novas soluções, e o âmbito do selim não foi exceção. Assim, introduziram-se novas ferramentas para detetar as medidas antropométricas que permitem encontrar o selim adequado para cada ciclista.

Em geral, os sistemas que servem para escolher o selim correto começam por medir a distância entre os ísquios. Trata-se do final da pélvis, onde se apoia todo o peso do corpo enquanto estamos sentados, quer seja numa cadeira ou no selim da bicicleta.

A distância entre estes ossos é distinta em cada um de nós, e é o que determina a largura do selim a escolher. Devemos cuidar as zonas suaves do nosso corpo, para que não sofram um esmagamento excessivo.

Para este post, não separámos a informação por género. Embora tratemos este tema de forma geral, deve ter em conta as diferenças anatómicas entre ambos, pelo que os selins serão diferentes para homens e mulheres.

Idmatch BikeLab

Selle Italia elaborou um sistema de orientação altamente tecnológico e de fácil uso, em colaboração com a ErgoPower. Foi criado com a equipa dirigida por Luca Bartoli, SEO da Ergoview. O método não utiliza um marcador, de facto, é capaz de reconhecer automaticamente os pontos de união entre as articulações, os ângulos de movimento e a velocidade angular. O simulador, totalmente automatizado, ajusta-se a tempo real. Idmatch BikeLab proporciona uma digitalização 3D precisa, que conecta imediatamente o software à smartbike. Conta com uma base de dados de mais de 300 marcas e 10 000 produtos, proporcionando a escolha do quadro e do selim adequados. “User friendly”, imediato e graficamente claro, graças ao sistema QRRS (Quick Release Replacement System), permite escolher o selim e o guiador rapidamente. Idmatch BikeLab é um sistema composto por acessórios que também proporcionam a posição correta.

Prologo  My Own

É o sistema criado pela Prologo, que se desenvolve em 4 passos. Primeiro, deverá selecionar o nível de experiência (amador ou especialista), uma vez que a pedalagem de um ciclista profissional será, de certeza, diferente, daquela de um ciclista ocasional. No passo seguinte, deverá introduzir a disciplina e o sexo. Em seguida, deverá introduzir as medidas dos ossos ísquios; para tal, a Prologo criou o sistema “My Own Station”, um selim largo com acolchoado de gel, onde deverá sentar, agarrando as abas laterais. Assim, determinar-se-á a distância entre os ossos supramencionado. No passo seguinte, mede-se a flexibilidade lombar, com um inclinómetro digital, enquanto está em posição de inflexão na My Own Station. Em seguida, calculará automaticamente o seu BMI, inserindo o seu peso e altura. Este dado é importante para conhecer a pressão que o corpo exercita sobre o selim. Por fim, este sistema é capaz de aconselhar o selim adequado segundo a Prologo, sugerindo selins com largura entre 134 mm e 143 mm. Existe ainda o site www.womanlovesports.com, que oferece uma interessante análise dos selins Prologo específicos para mulher.

Scientia

Este é o sistema da Selle Royal, composto por 2 passos. O primeiro valoriza o estilo de condução em relação à inclinação sobre o guiador (atlético: 45°; moderado: 60°; relaxado: 90°). O segundo passo mede a distância entre os ísquios. Scientia propõe 3 rangos de medidas que correspondem aos selins. A small tem uma distância inferior a 11 cm, a medium entre 11 cm e 13 cm e a large, superior a 13 cm. O algoritmo desenvolvido pela  Selle Royal é capaz de recomentar o selim ideal, entre as 9 opções disponíveis.

Por último, há pouco tempo a Selle San Marco melhorou o seu MyPerfectSeddle, desde o ponto de vista da comunicação. Este sistema atua com o seu configurador online DiMa SELECTOR, através do qual o utilizador pode selecionar 4 caraterísticas físicas, incluindo género, corpo (endomorfia, mesomorfia e ectomorfia), flexibilidade (de acima a baixo) e, por fim, pélvis.

É verdade, não é um processo simples, nem conceitos rápidos de aplicar. Por isso, a Selle San Marco oferece o novo idmatch Smart Caliper, disponível em todas as suas lojas oficiais. Consiste numa ferramenta científica que permite detetar o tipo e trabalho do selim em 30 segundos, através de 3 medidas antropomórficas simples: distância intertroncantérica, diâmetro das coxas e rotação da pélvis.

Agora, só lhe falta encontrar o selim desenhado para si na Deporvillage.

Marta Villa

Summary
Ciclismo de estrada: como escolher o selim adequado
Article Name
Ciclismo de estrada: como escolher o selim adequado
Description
Um dos principais pontos de contacto entre o ciclista e a bicicleta é o selim. O apoio correto dos ossos ísquios, juntamente com os pedais e a zona da palma da mão, são fatores de grande importância que se converteram no foco de estudo de importantes investigações biomecânicas.
Author
Publisher Name
Deporvillage Magazine
Publisher Logo

Deixar um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here