7 dicas para evitar lesões ao correr

Correr é um desporto fantástico! Mas nem sempre se faz como deve de ser. Uma má prática pode causar várias lesões. Muitas lesões de joelho, tornozelo, costas, entre outras, podem ser consequência de comportamentos incorretos que podemos evitar. Neste post, daremos dicas úteis para todos, principiantes e peritos. São as nossas 7 dicas para prevenir lesões.

Tudo na medida certa

Sair a correr dá-nos uma sensação de bem-estar e euforia causada pela libertação de endorfinas diretamente relacionadas com a intensidade da atividade física. Quanto mais exercício faça, mais endorfinas e bem-estar obterá. Algo parecido passa com a administração de medicamentos de tipo opioide. Esta é a razão pela qual tanto os iniciantes em corrida como os corredores experientes se apaixonam rapidamente pela corrida. Poderíamos dizer que correr é como um vício e deve evitar exagerar na sua prática, para prevenir lesões.

Como começar a prevenir problemas: alongamentos, reforço, calçado e alimentação

Há várias maneiras para prevenir problemas relacionados com a corrida:

  1. Habituar o corpo à corrida: aumentar gradualmente a intensidade, o tempo e a distância.
  2. Reforço muscular: o treino do runner não deve ser só correr. O treino de força também é essencial. Para prevenir lesões, deverá fazer exercícios de tonificação e fortalecimento. De facto, correr sem limites pode danificar a massa muscular e levar à perda de tonificação. Uma sessão de corrida demasiado prolongada pode levar a que o corpo seja incapaz de suportar o próprio peso em movimento. Além disso, as contínuas colisões com o solo carregam as articulações, tendões e ligamentos. Com uma massa muscular mais fortalecida, pode prevenir muitas lesões. Para além de prevenir lesões, o fortalecimento muscular ajuda a correr melhor, mais rápido e durante mais tempo.
  3. Alongamentos antes e depois do treino: devemos alongar sempre os músculos. Podemos fazê-lo tanto de forma estática, como dinâmica. Alongar e aquecer os músculos ajuda a prevenir lesões.
  4. Visite um osteopata ou fisioterapeuta: a corrida é um desporto com um forte impacto no corpo e na sua estrutura, pelo que, mesmo na ausência de problemas, se recomenda realizar sessões periódicas com os profissionais como osteopata ou fisioterapeuta.
  5. A escolha do calçado: mesmo para principiantes, é muito importante não cometer o erro de usar calçado velho ou que não seja adequado para correr. As sapatilhas são o acessório mais importante para correr! São elas que se encarregam de absorver parte da energia causada pelo contacto do pé com a estrada. O benefício é gradual, uma vez que quando mais pese, mais energia descarrega e mais energia volta aos seus pés, tornozelos, joelhos e costas. Deve-se escolher as sapatilhas adequadas, em função do peso, para que estas travem o impacto com o solo e ajudem a prevenir lesões. É fundamental!
  6. Peso sob controlo: correr aumenta atenção nas articulações e nos músculos (mesmo se está perfeitamente em forma). Ter excesso de peso e/ou músculos destreinados pode sobrecarregar as articulações e causar lesões. Por isso, é importante ter um peso controlado, com a ajuda de exercício físico e dieta saudável.
  7. Incorpore Omega-3 na sua dieta: O Omega-3 é um ácido gordo essencial e o nosso corpo não o pode produzir por si só. Ter um nível adequando de Omega 3 ajuda a manter uma função cardíaca normal, mantendo a função cardíaca normal e controlando a pressão arterial. Além disso, contribui a prevenção e tratamento de inflamações, e, portanto, de articulações. Já sabe, incorpore Omega 3 na sua dieta!

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