5 conselhos para enfrentar uma subida de bicicleta de estrada

Saber como enfrentar uma subida longa é essencial para qualquer ciclista. Se é aficionado, granfondista, randonneur, viajante, ou, simplesmente, amante de longos dias sobre o selim, não pode subestimar este pormenor difícil e espetacular ao mesmo tempo: as subidas.

Para mim, é a minha coisa preferida. Talvez porque, quando sobre, está rodeado por árvores e montanhas; ou porque, geralmente, as ruas tornam-se mais pequenas e os carros começam a desaparecer, criando assim um ambiente mais íntimo; ou pelo silêncio, ou porque as paisagens são espetaculares e o ar é mais fresco. São todas estas coisas juntas, ou talvez seja só masoquismo, mas, para mim, a subida é o melhor.

Neste post, o meu principal objetivo é dar alguns conselhos sobre como chegar ao cume com um sorriso na cara.

 

  1. Mantenha-se sentado e encontre o seu ritmo

Especialmente nas subidas mais longas, tente manter-se sentado no selim e pedalar a um ritmo mais alto, por volta das 90 pedaladas por minuto. Isto ajudá-lo-á a manter as pernas suaves e a utilizar a sua capacidade aeróbica de maneira mais eficiente, em vez de confiar apenas na força. Outro truque mover-se, de vez em quando, ligeiramente para a frente e para trás no selim, para mudar um pouco de posição: isto funciona muito bem para evitar dores incómodas nas costas.

Mas, o que é que acontece quando há uma subida, de repente?

  1. Ponha-se de pé sobre os pedais, de vez em quando

Especialmente em curvas fechadas, coloque o seu peso para a frente e ponha-se de pé sobre os pedais, para reduzir a potência. E, sobretudo, lembre-se de se levar do selim de vez em quando, para alongar as costas e todos os músculos (por exemplo, eu faço 15 segundos de pé por cada 5 minutos sentado).

  1. Não se esqueça do vestuário quente

Embora o esforço para chegar até lá acima, a temperatura corporal diminuirá assim que comece a descer. Deve levar sempre consigo alguns elementos essenciais: luvas, perneiras, manguitos e casaco corta-vento.

  1. Escolha a proporção certa

Impulsionar os 53/39 é de valentes, sem dúvida, faz-nos sentir homens e é excecional para um porto longo, mas não tem de ter vergonha de montar um compacto 50/34 para os caminhos mais difíceis e subidas a pique. O mesmo passa com a cassete: não faz mal, usar uma 28 ou até uma 30. Os nossos músculos cansam-se menos, à mesma velocidade, pedalando a um ritmo maior.

  1. Coma bem

A chave para manter os seus níveis de energia para enfrentar longas e difíceis subidas é comer e beber pouco, mas muitas vezes: 60 g de carboidratos por hora deveriam ser suficientes. Coma alimentos sólidos e com baixo índice glicémico se a subida é longa, mas, sobretudo, se a chegar acima não o fim do trajeto (isto é, se ainda lhe faltam outras subidas antes da cerveja final).

Está tudo claro, não? Pode encontrar todos os artigos para a sua bicicleta de estrada na Deporvillage.

Stefano Francescutti

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